Vereadores Elias e Kelen solicitam melhorias para Guarda Municipal

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (5), Elias Ferreira (PSB) e Kelen Adriana (PTB) apresentaram a Indicação nº 233/2017, solicitando ao prefeito Darci Lermen que proporcione qualidade de vida aos agentes da Guarda Municipal de Parauapebas, disponibilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre eles o colete à prova de balas.

Para os vereadores, o colete é um equipamento imprescindível para os profissionais de segurança, que ficam expostos a disparos de armas de fogo, devido às condições de trabalho. No entendimento dos parlamentares, este equipamento deveria ser considerado pela legislação trabalhista como um EPI.

A Guarda Municipal precisa de equipamentos de infraestrutura para continuar com as ações já realizadas e implantar novas ações, e assim poder reverter o quadro de violência instalado no município. Da mesma maneira, esses trabalhadores da segurança pública deverão possuir e estar treinados para o uso de coletes à prova de balas, a fim de se proporcionar proteção dos riscos desta categoria profissional”, enfatizam os vereadores na justificativa da proposição.

Kit de equipamentos

Kelen e Elias ressaltam na matéria a necessidade de a Guarda Municipal estar bem equipada, para que os agentes trabalhem de forma segura, e consequentemente, garantam a segurança da comunidade.

Foi constatada a necessidade de aquisição de veículos, equipamentos permanentes, de proteção e de consumo, para que seja possível o desenvolvimento das atividades inerentes à função da Guarda Municipal”, destacam.

Os parlamentares apontaram ainda os equipamentos básicos para o bom desempenho dos guardas, que contam com os dispositivos elétricos incapacitantes, conhecidos como “spark”, cinto de ação completo, capas de chuva, gôndolas, camisas e camisetas, spray de pimenta, tonfa (cassetete), coldre, apitos, coturno, bota, cotoveleiras, joelheiras para motociclistas, rádios comunicadores digitais, algemas, óculos de proteção e coletes balísticos.

A aquisição desses equipamentos está associada à segurança dos agentes no âmbito de suas funções. As iniciativas apresentadas nesta indicação são necessárias para que o município de Parauapebas possa implementar um conjunto de ações integradas. Investir na área de defesa social, segurança urbana e prevenção da criminalidade, com a realização de ações comunitárias integradas, torna-se estratégia fundamental para consolidação de uma política municipal de segurança pública”, justificam os propositores.

A Indicação nº 233/2017 foi aprovada por todos os vereadores e será encaminhada para o prefeito Darci Lermen.

Foto: Anderson Souza / Ascomleg